terça-feira, novembro 07, 2006

A Escola do Futuro

Ontem fui fazer uma visita completa à escola. Anteriormente só tinha conhecido parte da escola e já me sentia um pouco perdida, mas agora...preciso de um mapa para me orientar...Esta escola é uma cidade! Nem a minha faculdade tem estas condições. Nem de longe, nem de perto.

A Rekarnegymnasiet é uma escola modelo preparada para o futuro. Foi totalmente remodelada, graças ao dinheiro dado pelo generoso governo, mas não é uma escola com um sistema igual a de todas as escolas na Suécia. Por isso, não posso dizer que esta escola é igual a tantas outras espalhadas pelo país.

Basicamente a escola divide-se em vários programas : Construction, Electricity, Vehicle, Business and Administration, Social Science Programmes, Specially Designed Programme, Information Technology, Sports and Health. Fiquei literalmente de boca aberta com a forma como a escola está dividida, de acordo com os programas. Os da Construção têm o seu próprio espaço para construírem tudo o que seja ligado à carpintaria - ou seja, constróiem e desmontam pequenas casas. Os da electricidade têm também a sua própria oficina com materiais eléctricos, os de mecânica têm carros para treinar e espamo dos espamos um camião!

Os programas menos técnicos têm também o seu próprio espaço, com computadores e salas de estudo à disposição. Tudo num clima bastante relax, onde professores e alunos coexistem pacificamente no mesmo habitat. Os professores têm o seu próprio gabinete - eu neste momento estou a escrever na minha secretária com um computador só para mim. Isto é que é vida! Um sonho para qualquer professor! E melhor ainda - se o professor precisa de descanso depois de muitas horas de trabalho, há um pequeno quarto com caminha e mesa de cabeceira para o descanso merecido. lol Numa escola normal portuguesa, um quarto desses seria muito concorrido...


Cada professor faz parte de cada um dos programas - a minha orientadora é responsável pelo programa de IT - Information Technology e responsabiliza-se pela disciplina de Inglês relacionando-a também com essa área e que está de acordo com o interesse dos alunos. O mesmo se passa na escolha do programa e do manual utilizado, onde o professor tem uma maior manobra de escolha.


A escola e alguns professores preparam-se para o futuro, pois muito do seu trabalho depende das novas tecnologias. Muitos dos computadores da escola e fora dela, que os alunos utilizam estão ligados a um sistema de intranet. Ou seja, todas as infos que os profs querem transmitir aos alunos é feito por computador. Um simples TPC pode ser consultado pelo aluno para saber o que fazer durante a semana ou o que ler para a próxima aula. Por isso, não há escapatória possível. Contudo, nem todos os profs aderiram a este sistema. Já é no entanto um começo. Ainda longínquo para qualquer escola em Portugal.

Ontem fui assistir a uma aula da minha orientadora que tinha apenas umas simples recomendações a dar. Basicamente tinham que fazer uma leitura e depois um trabalho escrito. Apesar da balbúrdia na sala dos computadores, os alunos trabalhavam, pois sabem que têm um prazo a cumprir. Vejo que os alunos, têm a total liberdade de seguirem o seu próprio ritmo de trabalho e de programarem o seu estudo. Por isso, cabe ao aluno maior autonomia e responsabilidade pelos seus resultados. O professor tem apenas o papel de orientador.

Certamente irei comentar mais acerca do que irei ver nesta escola. Como já referi, nem todas as escolas na Suécia funcionam assim e muito depende dos directores das escolas, em como gerem o dinheiro que recebem do estado e também dos professores que podem ser mais conservadores que outros.

Uma escola igual a esta, em Portugal, só em 2050...

2 comentários:

Anónimo disse...

2050?! nahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
é mas é para nunca lol.Tás a ver o belo do tuga com autonomia? pois pois, só s fosse para invadir o quarto pr....bem, puxa pela imaginação lol.
Mas realmente tou cada vez + impressionada!Aproveita bem essa oportunidade para o futuro, sua doida!

Anónimo disse...

Estou boquiaberta!... não admira que a Suécia seja considerada "um país modelo"! Gostei particularmente da ideia do quartinho para o descanso...;)