sexta-feira, dezembro 01, 2006

calhava bem uma caminha...

É agora o que eu preciso depois desta semana bastante ocupada...

Apareceram dois alunos novos e interessados em aprender Português e tive que lhes dar uma aula resumida da matéria dada, para não andarem perdidos. Depois são as aulas para assistir. Fiz uma apresentação sobre Portugal a uns alunos - para a aula ser um pouco mais motivada comecei por fazer um concurso com eles e fazer perguntas de escolha múltipla - depois de ouvirem as respostas lá ficaram a saber que há muitos milhões de pessoas que falam português e que existe muito mais do que praia e sol nesse cantinho à beira mar plantado. Penso que gostaram. Segunda-feira vou fazer a mesma apresentação a outra turma.

Depois são os coros que andam um pouco agitados com o Natal à porta e as celebrações de Santa Lucia. Estou a gostar do contraste - às 4as feiras vou aos ensaios de um coro bastante jovem (idades entre os 19 e os 21 anos) - que cantam mesmo muito bem. O maestro é bastante animado e os ensaios têm uma grande variedade musical - desde música renascentista aos cantares animados de gospel.

O ensaio de quinta é com pessoas muito mais velhas que me olham com muita ternura por ser a mais novinha. Os cânticos são sobretudo em sueco (pensei que fosse muito complicado pronunciar as palavras, mas não é..) e um pouco mais tradicionais. Ri-me com o final de um tema que me fez lembrar o nosso amigo Lopes Graça - grande grito estridente para acordar a assistência. Mai nada! Acho que iriam gostar de cantar o "Acordai" ou o "Menino nas Palhas" :)

No próximo domingo vou a um concerto de Sta Lucia. Uma das professoras de inglês, Eva, convidou-me a passar o dia com ela e a família no local onde mora e depois ir ao concerto em que a filha participa.
Terça e quarta-feira os professores do programa IT (onde estou como penetra) vão a um cruzeiro para a Filândia. Claro que a penetra vai participar, mas dado ao que aconteceu na sexta-feira passada estou a torcer um pouco o nariz, até porque estar num navio no meio do mar é impossível fugir dos eventuais bêbados. lol Certamente vai ser outro momento interessante a relatar (com fotos direitinhas incuídas).

Bom, daqui a pouco tenho uma aula de Português com os alunos do Step2. Bom fim-de-semana!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois pois isso e´que é cá uma santa vidinha estou eu aqui levantada e a fazer testes numa manhã de feriado enquanto umas e outras... se deitam nos intervalos das aulinhas ... AH! Lurdinhas se tu aprendesses com os Suecos é que era até produziamos com mais ânimo e vontade
Jocas e Bom fimde semana...
Na horizontal ???!!!
Jesus

Unknown disse...

Ai Jesus! Eu nem tenho tido tempo para ir para o quartito que fica ao lado da sala dos professores!Estou sempre a correr de um lado para o outro por isso é que queria uma caminha :) mas antes assim do que morrer de tédio sem nada para fazer!

muitos bjinhos da desaustinada ;)

Anónimo disse...

ih, um cruzeiro.... tu não enjoas? a única viagem que fiz de barco foi um terror....
vão passear na finlândia?

Unknown disse...

Nunca me enjoei num cacelheiro e o navio é bem grande, por isso espero que não aconteça nada nesse sentido. Vou apenas visitar uma ilha que pertence à Filândia, mas não me recordo o nome.