segunda-feira, março 12, 2007

O meu primeiro concerto na Suécia

Ontem foi o meu primeiro concerto na Suécia, com o coro dos velhotes. Pela primeira vez senti-me insegura, a patinar em alguns temas, e fiz (oh meu Deus!) play-back no último tema. Tudo isto porque era um tema muito difícil de cantar, mesmo para partir a louça. E eu que me queixava do Lopes Graça, da "Missa da Coroação" de Mozart... toma lá uns temas de muito dramatismo, acompanhados por orgão da igreja, quase estilo "Fantasma da opera", para castigo.

O concerto foi feito por dois coros: um mais pequeno começou com uma peça de Haydn, muito suave a simpática. Depois entrei em cena com o coro maior em que cantámos 3 peças de Mendhelsson, também simpáticas. Os dois coros juntaram-se, tudo ao molho, para cantar duas peças demasiadamente dramáticas: "I saw the Lord" e "I was glad" - (irei depois editar este post com o programa completo e nome dos compositores) Principalmente o último tema fez-me desesperar com o som do orgão forte e a gritaria final a qual protestei e simplesmente abri a boca sem emitir som algum. Enfim...

O que mais me aborrece é o facto do maestro insistir muito pouco no aquecimento e depois obriga-nos a cantar temas muito complicados, principalmente para as sopranos. Lá tento relembrar os ensinamentos do João e das "torturas" matinais de sábado que agora me fazem recordar com saudades...

Algo que poderia ser introduzido no MEC é a entrada magistral do coro na igreja, acompanhado, de novo, pelo orgão com um tema igualmente dramático e sinos a tocar. lol lindo!

No final do concerto alguns membros foram condecorados por serem os membros mais antigos do coro - isso acontece quando se pertence ao coro há 10 anos e há 25 anos, recebendo estes últimos uma medalha maior. Fomos, depois, brindados, com bolachas, queijo e vinho após o concerto.

2 comentários:

Liliana F. Verde disse...

Essa do playback faz-me lembrar um concerto meu há uns anos atrás. Era uma peça terrível, cheia de dissonâncias. Como nunca acertava na nota, dei comigo a comer o som... Antes isso que desafinar. lol

Anónimo disse...

boa estréia! Já tens com que comparar o MEC (para o melhor e para o pior...). É sempre bom!