quinta-feira, março 29, 2007

Skansen

A segunda etapa do dia ( e acreditem que foi bastante grande) foi a visita a Skansen. Foi como que uma passagem no tempo - mesmo no centro de uma cidade moderna, podemos encontrar uma Suécia de outros tempos. Tudo isto graças a um senhor, cujo nome não me recordo, que teve a feliz ideia, nos finais do século XIX, de construir um parque temático sobre a história da Suécia. Para isso, foram transportadas casas inteiras das suas regiões até àquele local. Casas de campo, casas centenárias senhoriais, casas de campo... E esta pequena aldeia tem vida, com pessoas vestidas em diferentes épocas, encarnando a empregada da casa senhorial do século XVIII A camponesa do século XIX, a dona da loja de ferramentas dos anos 30, ou a empregada que trabalhava na casa do senhor professor primário. Também visitámos uma pastelaria que vendia bolinhos que eram um regalo para os nossos estômagos.

Uma coisa que fiz sempre foi meter conversa com as "senhoras" da casa. Pois, tive pena daquelas pessoas a fazerem o seu serviço, sem ninguém lhes fazer uma única pergunta. Até ficaram satisfeitas por nos providenciar a informação toda sobre as casas, e sobre a época e costumes.
Aqui ficam as fotos, para mais tarde recordar...




No parque encontram-se também, para além dos animais domésticos típicos que se encontram numa quinta, animais selvagens, que se encontram nas florestas da Suécia, como a raposa, o lobo, a coruja ( a minha favorita). Não tivémos a oportunidade de conhecer o sr. urso, que, provavelmente andava a hibernar em algum canto.



Méeeeeeeee







Sem comentários: