terça-feira, março 20, 2007

Tejelviken

Na semana passada tive a oportunidade de visitar uma outra escola - Tejelviken - que tem alunos desde o 1 ano de idade até aos 14 anos. Havia de todos os tamanhos - os que rastejam e os que já andam em dois pés. :)Foi mesmo muito engraçado.
A escola recebeu imensos prémios por ter um edifício amigo do ambiente, com a preocupação de gastar pouca energia.
Fui com a companhia da Sanna, uma professora finlandesa que tem estado durante um mês em Rekarne, para conhecer o sistema educativo sueco e conhecemos o professor de Inglês, Urban, que foi o anfitrião da escola e a professora de Espanhol que ficou muito contente com a minha presença. Fizémos logo comparações com os alunos sobre o modo como os espanhóis e portugueses se cumprimentam e se identificam. Fiquei surpreeendida, como existe um interesse por parte dos alunos (entre os 10 e 12 anos) em aprender línguas. A professora tem cerca de 30 alunos de espanhol, por turma. Quem me dera que houvesse o mesmo interesse por parte dos alunos em aprender Português. Já ficaria por cá...
Como têm, igualmente, a preocupação de proteger os meninos mais pequeninos, tivémos que andar com protecções plásticas nos sapatos ou andar descalços. O professor até disse, como piada, que os mais graúdos, assim, descalços, já não conseguem passar por terroristas, de andar ameaçador.
A escola está dividida em vários espaços e cada espaço é ocupado pelos alunos de várias idades. Uma sala pode ser ocupada com duas turmas (de 5o e 6o anos, por exemplo) com dois professores. Podem, por vezes, fazerem coisas separadas, ou então participam em projectos comuns. Na altura em que visitámos a escola os alunos estavam envolvidos num projecto com uma escola nos EUA. Cada grupo dedicava-se a um tema sobre a cultura da Suécia, para depois ser filmado e enviado para os alunos americanos. Um grupo dedicou-se à comida, outro à apresentação da escola, outro ao hino nacional, etc...foi engraçado poder ver o empenho dos alunos e o clima de ajuda entre os alunos mais velhos e mais novos.

Chegou a hora do almoço que foi servido na própria sala de aula. Em cada semana, um grupo de alunos fica responsável pela destribuição do almoço e, no final, pela limpeza da sala. Nós, adultos, sentimo-nos um pouco pressionados pelos pequenos que andavam sempre à nossa volta, verificando se já tínhamos terminado, para poder ir para o recreio, depois de arrumar tudo.

Gostei de estar em contacto com os alunos mais novinhos que perguntavam-me, com curiosidade inocente, se conhecia o Cristiano Ronaldo pessoalmente e que ficaram muito surpreendidos pelo facto de já perceber o que diziam, quando falavam sueco. (pouca coisa, ainda, atenção!) :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Os espanhóis são extremamente agressivos na promoção da sua cultura, língua e país. Poderíamos aprender imenso com eles neste campo.