quinta-feira, setembro 21, 2006

O meu primeiro contacto com a Suécia

A escola onde irei trabalhar chama-se Rekarnegymnasiet (como é que vou fazer a associação de palavras para decorar este nome?) :S (re-carne-ginásio lol)
A escola é secundária, com cursos gerais e vocacionais. Tem cerca de 160 pessoas a trabalhar (professores e funcionários) e à volta de 1440 alunos. Os alunos têm entre os 16 e os 19 anos.
Aqui está o link. Não dá para perceber o que está lá escrito, mas tem a imagem da escola.
A professora responsável por mim, chama-se Essie Lindberg e tem sido excepcional em ajudar-me em tudo e mais alguma coisa. Ao menos nisso tenho sorte. Os nossos contactos têm sido através de telefone e por e-mail. O primeiro contacto até foi algo cómico, pois não estava em casa e a sra decidiu telefonar. A minha mãe, que nem sabia falar inglês, muito atrapalhada tentava falar mais alto para ver se a sra percebia. Como se desse num grande resultado na comunicação internacional...Claro que no outro lado da linha ouvia-se uma voz também igualmente atrabalhada, mas lá conseguiu perceber que eu não estava em casa.
Recebi o telefonema desesperado da minha mãe, num dia de calor, estando eu de barriga farta à saída do Museu do Pão - acho que nunca comi tanto e tão bem num restaurante. Fica em Ceia e recomendo vivamente. A minha mãe, senhora minhota e bastante nervosa, lá dizia entre os "ai meu Deus" e "Nossa Senhora", "a senhora não percebeu nada o que disse" , que tinha me tentado telefonar, ficando combinado em dar-me o número de telefone da casa da sra, pois não o tinha comigo.
De repente o meu telemóvel toca e era exactamente a sra Lindberg, de voz muito simpática e sorridente. Eu, pedindo imensas desculpas pelo sucedido e a sra a rir-se com o que aconteceu.
Enfim, este foi então o meu primeiro contacto com a escola e a minha futura mentora.
Já tenho tudo preparado no que diz repeito a casa: vou estar num apartamento com mobília em segunda mão, emprestada pela escola, e imagine-se, vão oferecer-me uma TV (deste luxo não estava eu à espera).
Na escola, os professores de inglês mostrara-se interessados pelos meus serviços de assistente.
A minha maior preocupação relaciona-se mais com o Curso de Português. Ao que parece, entre os alunos tem havido pouco interesse e não se sabe se vai haver em número suficiente ou não. Mesmo assim ando a recolher materiais. Comprei um livro de gramática com exercícios e um de vocabulário. E ando a fazer colecção de postais, fotografias, música e até partituras de coro, com músicas tradicionais portuguesas. Tive uma reacção positiva em relação a estas últimas, por parte da minha "mentora", pois já disse que falaria com o professor de música da escola.
Da parte da escola e especialmente da Sra Lindberg só tenho uma imagem bastante positiva e de grande generosidade. Só me dá mais vontade de ir para Eskilstuna, o mais rápido possível. :)

1 comentário:

Unknown disse...

Viva! Achei imensa piada ler esta mensagem pois conheci a Essie à dois anos num curso para profs de ingles na Irlanda e ficamos amigas. Ela é uma pessoa extraordinária. Este ano em Setembro estive em casa dela e visitei a escola, aquela do nome esquisito. Adorei o ambiente, a paisagem e as pessoas. Maria Joao