segunda-feira, setembro 18, 2006

esquilo + tuna = ESKILSTUNA

A primeira vez que li este nome quando recebi a carta com a informação sobre a escola, pensei:"OK vou para um local cujo nome nem saberei pronunciar e irá ser difícil de memorizar!" E o que se faz quando isso acontece? Utilizamos formas de conhecimento sobre a nossa língua ou outra em que estejamos mais à vontade para poder fazer uma associação próxima do nome que queremos memorizar. Então vejam lá se não está mais ou menos próximo. "ESKIL" fez-me lembrar da palavra "esquilo" e "TUNA" - aquele grupo musical que existe em todas as Universidades do país, cujos membros andam sempre na borga e tocar pandeireta e aos pulos, ou então o nome em inglês do meu peixe enlatado favorito: Atum.

Vou deixar de comentar sobre este meu brilharete pessoal e algo ridículo para passar à localização geográfica . Sei que Eskilstuna fica exactamente a 100 km de Estocolmo. Não vou ficar muito longe da capital, até porque os comboios de lá são muito rápidos e em uma hora estou lá.
Aqui apresento o mapa:



Se procurarem Estocolmo vêem Eskilstuna logo a seguir, um pouco mais abaixo do lado esquerdo.

Um das primeiras coisas que comprei, mal soube que ia para a Suécia foi um guia sobre o país. E lá descobri mais informação sobre a vila: Conta a história que o nome da vila deve-se ao santo Eskil ( e eu a pensar que esquilos andavam envolvidos no nome), que foi o primeiro bispo cristão.

A vila, séculos mais tarde, prosperou com a produção de canhões, facas, tesouras. Ainda se conservam algumas forjas antigas desde 1650. Actualmente, apara além de uma vila industrial e centro de ensino, tem também bastantes pontos de interesse cultural: é a "capital" do Jazz, tem aliás uma escola de música; tem mais de 200 obras de arte públicas incluindo a Mão de Deus de Carl Milles no Stadsparken; um zoo, um dos mais importantes da Suécia e um parque de diversões.

Bem, penso que irei viver numa vila bastante interessante e animada. :)

Sem comentários: