segunda-feira, setembro 18, 2006

Sócrates-Comenius? O que é isso?

Essa foi mais ou menos a minha reacção quando ouvi pela primeira vez falar sobre este programa, financiado pela União Europeia. Sócrates? Alguma coisa relacionada com o nosso primeiro-ministro? (de vez em quando tenho ataques de ignorância, mas depois recupero rapidamente)
Esse tipo de informação ouvi-a por acaso numa conversa com uma amiga que conheceu outra amiga, italiana, que tinha ido para a Noruega à conta desse projecto. Procurei na net e lá encontrei o site (encontra-se na minha lista de links) sobre o programa Sócrates-Comenius e encontrei algo que realmente pensei - ora é isso mesmo que me convinha: Comenius 2.2 B - Contrato de Assistentes de Língua. Ora bem, muito resumidamente, o objectivo deste contrato é o de proporcionar um intercâmbio de línguas entre os países da União Europeia. Os professores recém-formados, acabadinhos de sair do estágio ou que desde aí não encontraram emprego, vão, através desta bolsa, trabalhar como assistentes das línguas a que estão formados. Como sou professora de Português e Inglês, vou dar assistência e ajuda a professores da língua Inglesa. Mas não só. O objectivo é também o de divulgar a língua e a cultura do meu país e ao mesmo tempo o de aprender algo sobre a língua e a cultura do país de acolhimento.
Este projecto dá prioridade a candidatos que escolham países cuja língua não é muito divulgada. Daí eu ter escolhido um país cuja língua desconheço totalmente. Vai ser uma aventura!

As minhas ideias e as minhas estratégias estão ainda algo confusas, pois não faço a mínima ideia como este trabalho vai ser na prática. Divulgar a língua e a cultura do meu país? De que forma?

Sem comentários: