domingo, setembro 17, 2006

Tcharam!

Pois é, cá estou, sem muito bem saber ao certo para o quê. Tive um ataque bloguista, como forma de poder relatar a minha viagem para terras nórdicas.Primeiro apresento-me: Olá! Chamo-me Isabel, fui nascida e criada neste belo jardim à beira mar plantado, que se chama Portugal. Sou tuga dos pés à cabeça e tenho algum orgulho, apesar de viver neste jardim com algumas ervas daninhas que provocam urticária.

Ora bem, sou uma daquelas professoras que fazem parte das estatísticas dos não-colocados. Há os alcoólicos anónimos, os viciados em drogas, eu pertenço ao grupo dos não colocados. É um rótulo difícil de ser tirado. Tenho andado, durante muito tempo, com problemas de identidade, próprias de um não colocado. Afinal quem sou eu? Só não chego a perguntar o que faço aqui, pois isso significaria estar colocada em algum sítio. Enfim, estou numa situação profissional que nem serve para filosofias sobre a existência do meu próprio ser.

E pronto. Durante este tempo andei na inércia, sem saber o que fazer à minha vida. Até que....(Antes de ir para depois do até que...primeiro tenho que explicar que tive sempre um sonho. O de poder sair deste jardim pequeno e experimentar, nem que fosse só uns meses, viver num país estrangeiro, que não fosse só jardim, mas que tivesse montanhas, florestas, cidades ordenadas e com bom aspecto, um sistema de ensino eficaz e famoso, com turmas pequenas, que desse a um professor o ímpeto de exclamar: "Caramba, isto até dá gosto ensinar!". Muitas vezes esforcei-me em mandar papéis, pedir cartas de recomendação para me inscrever para isto e para aquilo. Sem sucesso. O meu eguinho andava um tanto pequeno e murcho. Até que....Sim é agora o depois do até que......inscrevi-me num programa da União Europeia, só mesmo naquela, como quem pensa - sim-eu-não-colocada-devo-estar-cá-com-uma-sorte-mas-pronto-quem-não-arrisca-não-petisca-lá-vou-gastar-dinheiro-em-selos-e-envelopes-para-ser-enviado-no-correio-azul....(que raio de pensamento longo)...e meses depois soube que tinha sido seleccionada. Na muita pouca fé, pensei: sim-pois-isto-deve-ser-ainda-um-processo-de-selecção-devo-estar-cá-com-uma-febre. No dia em que recebi a notícia, o me eguinho tornou-se num forte e inchado sr EGO, completamente desorientado com a notícia: Vou para a Suécia! Bolas, que pontaria! (esta da pontaria tem o seu quê de irónico, por questões pessoais, que não são para aqui chamadas)


Bom, agora faltam 37 dias...mais coisa, menos coisa e ando numa ansiedade frenética a contar os minutos, os dias que faltam para finalmente ir para o país que tive sempre a curiosidade em conhecer. Tive sempre um certo fascínio em conhecer os países escandinavos. Não me perguntem porquê. Talvez o meu lado romântico imagine, locais encantados, com elfos e fadas cintilantes, a viverem em florestas mágicas e lagos encantados. Já estou a pensar em criaturas que não existem... e sim, sejamos realistas, o sistema de ensino destes países, não é certamente a anedota que existe no nosso país.

Pronto, penso que esta breve apresentação chega para começar este blog. Sou um bocado má em começar uma coisa e continuá-la. Mas espero poder aqui relatar os melhores momentos desta minha nova experiência, várias vezes. Sou uma novata neste tipo de coisas. É a primeira vez que vou ficar durante tanto tempo num país estrangeiro (6 meses), de língua estranha aos meus ouvidos. Novidades surgirão certamente todos os dias.

2 comentários:

Anónimo disse...

leva-m contigo** ihih
priminha, aproveita a oportunidade n m refiro ao ensino, refiro-m mm ao suecos..loL nahh, aproveita a experiência no seu td* mostra q o produto português é em tdds os níveis d mt boa qualidade
*beijinho*
ana

Unknown disse...

Oh pá eu até posso-te levar comigo. Tenho uma mala do tamanho de uma banheira a quatro rodas. Cabias lá de certeza! ;)

E obrigada pelo comentário. :)