sábado, outubro 28, 2006

Em Estocolmo

O terceiro dia foi de visita a Estcolomo e de ir ao encontro de outros assistentes de língua que vivem na Suécia. A reunião teve lugar na Agência Nacional, num local à beira rio, perto da estação. Mas como sou uma desnorteada por natureza, perdi-me e desorientei-me. Tenho uma péssima relação com mapas e acabei por perguntar às pessoas que passavam por mim. Cheguei ao local toda apressada e cheia de calor, mas acalmei-me quando me ofereceram uma etiqueta com o meu nome e a bandeira nacional. Coloquei-a cheia de orgulho no peito e cumprimentei o meu colega luso, Ricardo, que tinha chegado à cidade um dia antes, juntamente com umas colegas alemãs, muito simpáticas. A reunião foi bastante interessante, porque acabei por entrar em contacto com pessoas de diversas nacionalidades. Estava a Alemanha em peso (parecia uma praga eh eh), França, Polónia, Itália, Grécia, Luxemburgo, etc...
Foi engraçado ouvir as experiências dos meus colegas, que ja estão há mais tempo do que eu. A minha pessoa ficou calada a ouvir, com o sorriso metálico habitual e com a desculpa de ter chegado apenas há dois dias.

Depois do encontro acabámos por se juntar um pequeno grupo de forma a que todos fossem acompanhados até às respectivas pousadas. Tive a protecção do meu colega tuga, de uma inglesa, de uma alemã e de um francês até à minha luxuosa pousada, paga pela escola. Fiquei num quarto só para mim, bastante confortável. O pior é que não fiquei no mesmo que muitos colegas meus e até senti-me mal por terem pago bilhete de metro tantas vezes por me acompanharem.

Depois de muitas voltas, ao frio e à chuva, fomos todos jantar num restaurante italiano. Reparei que havia muitos desses restaurantes por lá. Mais tarde nos juntámos com o resto do grupo num bar, onde se passaram boas horas de amena cavaqueira. Ficámos a conhecer melhor o assistente mais corajoso, pois ficou colocado em Boden, bem perto do círculo polar ártico. As histórias dele eram bem divertidas, com ursos, piadas sobre renas e noites escuras e cheias de neve. Para ele, o tempo em Estocolomo era verão. Acredito. :)
Bom, acabei por me despedir dos meus colegas, pois o cansaço já era muito. Dormi mesmo muito bem, a ouvir a chuva cair.

No outro dia, juntei-me com os resto dos colegas ao pé do palácio real, para uma visita guiada. Curiosamente a guia, para além de inglês, sabia falar português, pois viveu durante muitos anos em Lisboa. Eu e o Ricardo ficámos logo todos contentes (acontece a qualquer tuga) e a guia, informou-nos logo da existência de um clube português em Estocolmo. Depois de contactar a pessoa responsável por esse clube, ficámos um pouco desiludidos, pois só abria no sábado. Decidimos, então, encontrar um café espanhol - isto já foi uma traição aos nossos princípios lusitanos - mas acabámos por não encontrá-lo. Os nossos objectivos de encontrar um local que se parecesse com o nosso lar tornou-se um pouco frustrante. Sobrevivemos ao frio, com um passeio pela zona, vimos um cruzeiro gigante a passear pelas águas e que parecia chocar contra alguma ilhota - curiosamente, mais tarde, acabei por descobrir que vou fazer um passeio naquele barco em Dezembro, num cruzeiro à Filândia. Pronto, há quem faça para as Caraíbas, eu vou fazer um cruzeiro a uma ilha que pertence à Filândia. Isto é que é qualidade de vida!

Adiante - depois de muito andar, decidimos encontrar um café para "Fikar" no quentinho e descansar os pézinhos. Acabámos por encontrar uma das nossas colegas da Estónia, mas que tem nacionalidade francesa - Svetlana. Fomos então a um cafézinho simpático, onde se ouvia música de Jack Johnson - muito relax.
Despedi-me dos meus colegas, com promessas de futuras visitas e futuros passeios. E segui o meu caminho para Eskilstuna de combóio. Até breve!

5 comentários:

Anónimo disse...

olá olá pequenina.

Acabei de ver o teu e-mail e por isso é que só agora te dou a primeira palavrinha nesta tua "casa".
Que bom que é podermos trocar umas "bocas"! Fica descansada que logo que me seja possível darei as fotos à tua mamã. Continua a escrever o teu diário, vou segui-lo com muita atenção e interesse. Tem cuidado com os alces. Devemos desconfiar de tudo o que usa hastes na cabeça. Beijinhos grandes e até sempre.

Unknown disse...

Bjos grandes e obrigada
:)

Anónimo disse...

Sim senhora,só boa vida e frio lol kem me dera....

Anónimo disse...

Adivinha kem é a anónima? lol

Unknown disse...

Não sei... quem és tu? ;)