sábado, outubro 28, 2006

Segundo dia

O meu segundo dia começou logo às 7h30 da matina - também cansada como estava fui logo para a cama às 22horas da noite. Lá diz o ditado : em Roma, sê romano. Por cá recorrem mesmo à máxima de acordar cedo. São agora 17h16 da tarde e já anoitece - a mim parece-me que são umas 19h. Vai ser estranho adaptar-me a este horário. Mas também já estava preparada psicologicamente para as duas coisas piores: frio e dias curtos.
Ora bem - o segundo dia foi logo para visitar a escola. Achei-a um pouco feia por fora, um tanto parecida com um complexo fabril ou um edifício futurista. Conheci alguns futuros colegas de trabalho, numa sala ampla e simpática onde funcionários e professores se misturavam, coisa que não acontece normalmente nas escolas portuguesas. Lá falei com eles um pouco e ofereceram-se para fazer uma visita guiada à escola. A escola tem um sistema de segurança muito apertado. Fizeram-me logo um cartão electrónico, até tiraram-me uma foto que ficou logo no cartão. A minha linda cara de susto ficou tão bem... esse cartão serve de chave para entrar na escola. Ainda recebi de presente um molho de chaves que me foram indicando para que portas abriam. Aquela informação toda entrou-me num ouvido a saiu por outro. Só mesmo quando chegar a confudir-me toda é que aprenderei alguma coisa.
Depois de almoçar com alguns professores - incluindo uma professora norueguesa que está de visita alguns dias com os alunos e como parte do programa Comenius - fui visitar a vila de Eskilstuna, tendo como guia uma italiana, que casou-se com um sueco e estabeleceu-se na Suécia. Sem dúvida uma grande guia :) levou-me a conhecer os pontos turísticos da vila : o grande parque, uma "aldeia" de casinhas pequenas onde moraram ferreiros vindos da Letónia. As casas são agora pequenas lojas de artesanato.
Fui conhecer também as ruas mais comercias da zona, com centros comerciais, lojas de roupa (onde certamente vou encontrar o meu casaco de Inverno) e lojas mais tradicionais, incluindo uma que era só de guloseimas e gomas (paraíso para a minha amiga Vanessa eh eh).

Eu estava apenas há dois dias na Suécia e o meu espírito de Tuga veio ao de cima quando, curiosamente reconheci um autocolante com a imagem do jogador da nossa selecção - o Deco escarrapachado, coladinho num sinal de trânsito!! Claro, não resisti - tirei logo a foto, para mais tarde recordar. :)

Eis as fotos de Eskilstuna. Desculpem por terem que deslocar o pescoço para vê-las, mas não tive paciência de as colocar direitas. :)

http://picasaweb.google.com/Zabelita/Eskilstuna?authkey=Do0ufu7Pfe3TqrsI717FB_7FCMs

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem, tu não ganhas nenhuns pontos cmg, benza-t deus: 1º foi o tok k não m dest e agora falas nos doces da amiga vanessa e não falas em ver "vistas" giras em honra da tua amiga Rita. E ainda keres k aki venha dar o meu aval ao teu dia, hás-d cá vir... aí hás- d hás-d lol
Continua com o teu diário de bordo k eu tou a gostar ;) bjocas

Unknown disse...

Não te disse nada, mesmo por andar super ocupada, mas estás sempre na minha memória, como a colega chata de Setúbal. ;) Sabes que estás sempre na minha memória pelas boas razões Chata! bjos grandes

Anónimo disse...

Colega......interessante titulo.....ok...colega Isabel será assim k agora t tratarei, por acaso vais descer d categoria mas s é assim k gostas por mim tá na boa....

Unknown disse...

ok colega amiga! Até aqui refilas comigo... ai que saudades tenho eu de ti! ;)

Anónimo disse...

A chamar-me colega não deves ter muitas não...lol ;)

Anónimo disse...

Oi Amiga! Estou tão feliz por ti! Ainda bem que te estás a divertir:)Fiquei logo a babar quando mencionaste a loja das gomas! Estava a pensar fazer-te uma visita mas acho que não vai dar...as passagens de avião não são nada baratas:( Acho que o teu blog está interessante e muito cómico! Take Care! Sim, sou eu a Vanessa;D

Unknown disse...

Vai um saquinho de gomas para o Natal? ;)