sábado, outubro 28, 2006

Já cá estou - relato da viagem

Sim. Cá estou. E este já é o meu 5o dia na Suécia e ando de tal forma a ver tanta coisa e a receber tanta informação que nem sei o que narrar primeiro. Começo pela viagem:
Saí do meu país com o tempo cinzento e algum calor abafado. Tempo horrível para os meus problemas de rinite. Talvez por andar tão drogada com o sono e com os comprimidos, senti-me sonolenta, e completamente insensível ao que se passava à minha volta. Despedi-me dos meus pais com um grande abraço, já cheia de saudades e entrei confiante a caminho da minha partida. Gostei da viagem. Vôo directo até Estocolmo. O avião ia carregadinho de suecos- bastante interessantes a nível visual (desculpem meninas, dava um pouco nas vistas começar a tirar fotos num autocarro apertado)mas não deu para falar com ninguém, pois fiquei sózinha. Eu, provavelmente era a única Tuga passageira, tirando os assistentes de bordo e os pilotos. ( voei pela TAP)
A viagem foi tranquila. De vez em quando dava por mim de boca aberta a dormir, pois o meu nariz estava completamente tapado.
Acho que só acreditei que estava a chegar a Estocolmo, quando o avião começou a descer e consegui espreitar entre as nuvens vários buracos de água, e árvores de vários tons. Espectáculo!
Assim cheguei ao aeroporto - notei logo uma grande diferença, um silêncio estranho - ou talvez andava com os ouvidos de tal forma entupidos que quase não ouvia nada. Fui buscar a minha mala e andei de tal forma desnorteada, que fiquei com algumas dificuldades em reconhecê-la. Consegui abrir o cadeado e ainda fiquei alguns segundos a olhar para mala, para ver se reconhecia as minhas coisas, com medo que algum matulão sueco fosse a correr atrás de mim e acusar-me de roubo. Mas não. Olhei para todos os lados, reconheci a minha roupa e lá empurrei a minha mala a todo o custo com o desejo do avião ter ido parar a Eskilstuna e não a Estocolmo. A viagem não tinha terminado por aqui. Primeiro tive que apanhar um autocarro que ia para a estação de comboios - a Central Station de Estocolmo. Mas antes fui comprar o bilhete e apanhei o meu primeiro susto. Saco eu confiante da carteira uma nota de 100 coroas e o senhor que me atendeu diz num sotaque muito britânico (é impressionante ouvir tantos suecos a falar tão bem inglês) - This note is invalid! - inválida? Como assim? Querem ver que me deram em Portugal, notas erradas? Coroas dinamarquesas? Ai! Já com os nervos à flor da pele lá consigo ver que as outras são notas válidas e que a outra pode ser facilmente trocada no banco. Ufa! Ao menos isso.
Bom, reposto os susto, lá vou eu a empurrar a banheira de 4 rodas e apanhar o autocarro, estacionado na paragem número 11. Uma rapariga loira ajudou-me logo a transportar a mala para dentro do bus.. coitada.. bem que bufava por todos os lados. O motorista era um senhor indiano, que muito simpático, deu-me logo o conselho de levar duas malas em vez de uma (para além da mochila e da outra mala mais pequena que levava), pois assim equilibraria mais o peso e não teria nenhuma lesão na coluna. Obrigada pela preocupação senhor motorista. :)
Cheguei então à estação de comboios rodando a banheira, para cá e para lá, descer no elevador para comprar o bilhete, subir para apanhar o comboio e as pessoas muito simpáticas sempre disponíveis a ajudar-me e a dar indicações, menos a ajudar a carregar a mala. Pronto, também não se pode exigir muito mais, mas aquela mala, causou alguma surpresa e os suecos sorriam ao ver a tuga, carregada, com a banheira a quatro rodas, uma mochila e outra mala e nada mais.
Apanhei bem a hora de ponta, com pessoas apressadas de um lado para o outro e os comboios cheios de gente. Consegui um lugar e apesar de cansada, tomei a atenção acerca do que se passava à minha volta. Primeiro o som da língua estranha que falavam, que era até bastante agradável. Tem uma certa musicalidade e lá reconhecia pelo meio o "ja" e "nej" (sim e não) "tack" e "hej" (obrigada e olá) e pouco mais.
Gostei de ver algo que não se vê em Portugal: um homem de negócios, de fato e gravata, a comer despreocupado uma banana e a ler o jornal Desde quando é que se vê um tuga de fato e gravata a comer em transportes públicos! Somos mesmo muito vaidosos.Vi sair também muitas pessoas do comboio e em vez de irem ter ao seu carrinho, iam buscar a sua bicicleta. Tuga vai mesmo de carro.
Por fim, cheguei a Eskilstuna. Essie Lindberg lá estava á minha espera, deu-me um abraço (eu já estava treinada em não dar beijos, pois eles são mais de abraços.) e com andar apressado empresta-me o guarda-chuva. Depois de ir buscar umas alunas norueguesas que anda a tomar conta durante esta semana, lá fomos de carro para a casa dela. A viagem foi curta, chuvosa e escura e o carro andava muito devagarinho, porque podia aparecer de repente um alce na estrada. Um alce! Imaginem!
Quando cheguei a casa pensei só numa única palavra: Finalmente! e senti-me em casa, com a simpatia do casal Lindberg a comidinha caseira -guizado de alce com batatinhas, ervilhas . É o que vale não ser esquisita. Como de tudo! E a minha mãezinha escusa-se de se preocupar: os suecos só comem: Pequeno almoço farto, pausa para "fika", almoço, pausa para "fika" e jantar. É claro que participo de bom grado a isso tudo. :)
Finalmente cama - e depois um dia passado a conhecer Eskilstuna.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pensei que se usava o euro na Suécia.

Tira bom proveito dessa estada.

Anónimo disse...

kem é o sérgio?????????????ai ai é só homens na vida destas gaija lol!
Sim,senhora assimé k gosto d t ver, aventureira e xeia d coisas pr contar. O tok d tm k m prometest tá kieto ó bom mas tb já tou habituada. ALCE? CARNE DE ALCE?ó minha amiga, coitado do bixito, um dia a passear, outro na panela lol
;) bjocas

Unknown disse...

lol e não inclui o facto de me terem convidado para uma caçada desse animal. É algo muito comum por cá. Eu gostaria de ver um, mas não a ser morto. :S Pobre do bicho!

Anónimo disse...

sérgio é um reformado do MEC.
E penso que ainda vais ter muitas outras surpresas na suécia.... e agradáveis, de certeza!

Anónimo disse...

Ah,Ah!Os Suecos comem bananas no comboio!Que bom! Se calhar tenho asdendência sueca e não sei! É que eu também como fruta nos transportes públicos;)Em relação ao alce não aprovo mas acredito que deve ser bem gostoso;)
Big Kiss e diverte-te!