quarta-feira, novembro 29, 2006

O sueco em festa - o autêntico animal...

Ufa! Finalmente arranjei algum tempinho para escrever as últimas cenas da minha vida. Sexta- feira foi um dia... como dizer... bom... nem sei como começar...

Como já tinha dito foi o dia dedicado aos funcionários da escola em que participaram em diversas actividades e que culminava com um jantar e festarola. O que parecia ser um programa bastante original e divertido tornou-se em algo mesmo muito estranho. Pela primeira vez senti-me como uma observadora internacional, ou melhor como uma repórter de documentários para a National Geographic. Tema do documentário: O sueco em festa - o autêntico animal...

Bom é melhor começar pelo princípio - a caminhada - a minha primeira actividade do dia. Parecia ser engraçado fazer uma caminhada pela floresta, contemplar a natureza, respirar o ar puro, observar o verde das árvores, ouvir os barulhos dos passarinhos a chilrear. Essa é a minha definicão de caminhada. Ora bem, na definicão de um sueco - a caminhada deve ser certamente corre-o-quanto-antes. Éramos um pequeno grupo de quatro pessoas, duas das quais sabiam o caminho, mas que quando dei por ela desapareceram no meio do verde enquanto o diabo esfrega o olho. Fiquei eu e uma professora na conversa sem saber por onde íamos ou até com a ideia de que iríamos ficar naquela floresta às voltas até de madrugada. Mas nada de stress - fomos caminhando e conversando. A minha companheira contou-me a história da sua vida (antes tinha sido antropóloga e é agora professora de Matemática e de Sueco) e desabafou sobre as suas angústias. Não sei como fomos parar perto do LIDL e da minha casa. Mas pronto não nos perdemos totalmente e chegámos à escola.

Esta foi a única foto que consegui tirar do passeio:


2a actividade do dia: Square Dance - ao contrário do que pensava, a square dance é dançada em grupo. Cada qual tem o seu par mas depois andamos às voltinhas, para a esquerda e para a direita e para o centro, seguindo o nosso "instrutor" a cantarolar as ordens ao som da música dos states. Esta foi sem dúvida uma actividade divertida que me fez recordar a saudosa festa escocesa com os meus amigos MECianos. (agora não sei porquê ...não consigo meter as fotos...grrr)

aqui vai mais um link com o bailarico:

http://picasaweb.google.com/Zabelita/SquareDance?authkey=80lGIqEEk70

3o momento do dia: o jantar - depois de correr até casa, tomar um banho rápido, voltei para a escola para participar no tão aguardado jantar. A refeição foi especialmente confeccionada por um dos professores da escola que é um verdadeiro mestre da culinária. Todos os anos alguns professores inscrevem-se para ajudar na cozinha e servir os restantes convidados. É sempre um momento de bastante stress e o menú é sempre segredo até ao dia do jantar. Primeiro comi uma sopa de peixe que é só apanhado em rios - parece-se muito com camarão. Depois o prato principal foi rena (pobre do Pai Natal que ficou sem uma) com batatas e sementes de sésamo e finalmente a sobremesa - uma fatia de queijo com fruta e biscoitos de gengibre e para mim o melhor - um bolo de chocolate dinamarquês.

http://picasaweb.google.com/Zabelita/Jantar2411?authkey=C1HLy3UE3_0

Finalmente: o momento mais estranho da noite: a festa. O início até que foi engraçado - os participantes dividiram-se em quatro grupos e a cada pessoa foi colada um papel com um nome de uma pessoa famosa que tinha que adivinhar. Calhou-me uma vedeta internacional - a Julia Roberts e no meio de questões de sim ou não acabei por descobrir a resposta.

Depois comecei a aperceber-me que a muitas pessoas à minha volta já andavam com os copos logo no início da festa, incluindo o pai Natal.. Começou a música e tudo a ficar cada vez mais alegre. Os seucos adoram dançar danças de salão (ao qual sou uma naba) e música da Eurovisão! Aquilo tem um sucesso tremendo nas discotecas suecas!

Agora estão a imaginar: pessoal já a cair para o lado, a dançar com um acompanhante imaginário, e de repente começou um cartaz a pegar fogo. Felizmente ficou tudo controlado... pessoal com os copos, a dança continua...e de repente um bailarino ficou de tal forma entusiasmado que bateu com a cabeça na lareira e feriu o sobrolho - soube mais tarde que levou cerca de 13 pontos e que vai ficar com uma bela cicatriz.

http://picasaweb.google.com/Zabelita/Festa2411?authkey=Pg3lL7V5Mjw

Segunda-feira depois da ressaca os organizadores da festa levaram com o discurso dos reitores (são 3) e a medo lá me perguntavam opiniões da festa e eu lá respondia - foi interessante a nível cultural e antropológico, sem dúvida. "As festas cá da escola não costumam ser assim..." desculpavam uns, "este ano...é que...." bom... sem palavras.

3 comentários:

Anónimo disse...

LOLOLOL, muito divertido!
pelo que percebi deves ser a mascote, a mais pequenina no meio deles?

Unknown disse...

Só me senti pequenina e com vontade de fugir naquela noite LOL

Anónimo disse...

Swedish seem to be even worse than the typical Irishman...
Your animal needs to be "tamed", but they say the bald ones are the "best"... Mine is quite bald and so far so good NO complaints...
Behave yourself, girl show them what a true Portuguese is capable OF...
Mais Jocas
Jesus