quarta-feira, novembro 15, 2006

Ufa

Safa! Finalmente arranjei uma hora para poder contar o que me tem acontecido nestes últimos tempos.

Já iniciei o meu trabalho e finalmente tenho o meu horário definido. As aulas de Português começaram logo no início da semana passada com uma turma de sete alunas (step1) e outra de (step2) com dois alunos. Os dois rapazes já sabem Português. Um deles, Philip Amir, é filho de mãe portuguesa e pai iraniano e utiliza como idioma de comunicação em casa a nossa língua. O outro rapaz, Martin, tem uma ligação com Portugal bastante curiosa. Quando tinha 11 anos a mãe decidiu partir de carro para outras terras com ele, chegando aos Algarves onde permaneceram durante dois anos. Hoje o Martin vai todos os anos a Portugal, durante o Verão, visitar os amigos.

Tenho mais receios com a turma de step 1, pois algumas alunas não me parecem muito aplicadas e como a nossa língua é um pouco traiçoeira tenho alguma dificuldade em utilizar um método mais simples para explicar a gramática ou até mesmo a pronúncia - por acaso neste departamento elas até se têm safado. Vamos lá ver no que isto vai dar.

Também já fui assistir às primeiras aulas de Inglês. Posso dizer que o que há de comum entre as escolas portuguesas e as escolas suecas, são os alunos. Há de tudo - desde os mais apáticos, aos mais conversadores, os caladinhos e trabalhadores, os preguiçosos e engraçadinhos. Mas o que há de diferente é o facto de terem a liberdade de fazerem o que querem - mascar pastilha, ouvir música enquanto trabalham, fazer desenhos, sair da sala à vontade para ir à casa de banho sem pedir autorização e o professor não diz nada. Ao menos, mal ou bem vão trabalhando e têm alguma responsabilidade. São também uns felizardos, pois o Estado dá-lhes tudo - os livros, as refeições, os materiais da escola, computadores à sua disposição... tudo que um pai tuga tem que dispôr do seu orçamento a bem para os seus tuguinhas. Mas o facto de terem tudo, causa alguns problemas de desinteresse por parte de alguns, que não se esforçam muito para trabalhar. O mesmo acontece aos meninos tuguinhas mimados do nosso país, que têm tudo graças à genorisidade dos seus pais. Penso que é o mal da sociedade do mundo Ocidental.

1 comentário:

Anónimo disse...

ah pois é, em alguns países a educação é MESMO gratuita. mesmo. eu na alemanha também usava livros da escola. tinham de ser devolvidos em bom estado. agora, estás a imaginar isso a funcionar em portugal???????????????????????????????????????????????