sexta-feira, dezembro 15, 2006

Resumo da semana: a precisar de caminha parte II

Esta tem sido uma semana bastante ocupada:


Na segunda-feira fui fazer bolinhos de Natal com uma das professoras de inglês que me convidou para fazer de pasteleira numa outra escola em Eskilstuna, juntamente com outras amigas dela que são também professoras. A massa para os bolos já estava feita e amassei apenas os bolos em forma de "ferradura" que foram prontamente para o forno. Acontece que acontece-me sempre alguma coisa quando estou dentro de uma escola fora de horas: a minha colega deixou os bolitos tempo demais no forno e claro que as "ferraduras"ficaram tostadinhas e prontas para serem pregadas no casco de qualquer cavalo. Mas isso não foi o pior. O detector de fumos começou a apitar e lá vieram os senhores bombeiros prontamente. Ficámos logo nervosas porque nestas situações a responsável pelo soar do alarme teria que pagar nada mais, nada menos do que 40000 coroas. Os senhores lá foram simpáticos e foram pagos com bolinhos caseiros.

Tomem lá uns bolinhos antes que se queimem:


















Esta semana foi também bastante movimentada, pois a escola recebeu de visita, também como parte de um programa comunitário que a Essie participa, um grupo de alunos italianos (18 rapazes e uma rapariga) e dois professores (Sofia e Gabrielle). É um grupo bastante animado e os rapazes mostraram sempre entusiasmo em relação às alunas suecas. Faziam logo uma festa, suspiravam como jovens apaixonados, e mandavam piropos. Como verdadeiros latinos, falavam alto e agitavam muito as mãos. Tem sido um prazer enorme ouvir italiano que foi sempre para mim a língua mais bonita ao ouvido. Depois tenho a vantagem de perceber a maior parte das coisas do que dizem - até os alunos começaram a ver que eu de vez em quando me ria com as asneiras que diziam - oopps que vergonha! Ela percebe! eh eh

Cá está o grupo fantástico de italianos, a cantarem uma música tradicional da sua terra - Cesane:




E durante esta semana lá tenho acompanhado os italianos por Eskilstuna. Na terça houve uma pequena festa e jantar organizados pelas professoras mais novas da escola para promover o contacto entre os italianos e os alunos que irão visitar Itália no próximo ano. Ontem fui ao edifício do "City Hall" onde se ouviu falar sobre a situação política e económica da cidade. Depois fui eu, mais o grupo de alunos, a Essie e um dos professores italianos jogar bowling. Ainda houve tempo para ir à escola onde se passava o "Open house" - a escola estava aberta até às oito da noite para que pais e alunos descobrissem o que se faz ao certo na escola.


Em relação ao meu trabalho tive várias apresentações sobre Portugal aos vários alunos: - a minha forma de concurso televisivo tem tido algum sucesso - já sabem o nome da montanha mais alta de Portugal, a capital, o fado, o total de pessoas que falam Português (pensavam antes que eram só portugueses e brasileiros). Um grupo de alunos de desporto por acaso surpreendeu-me. Depois de mostrar a imagem de Vasco da Gama e terem acertado o nome do senhor (as hipóteses eram fáceis), em tom de brincadeira perguntei eu - então quem foi o senhor Vasco da Gama? Um dos alunos prontamente apontou no mapa e fez o percurso a dedo de Portugal até à Índia que me deixou orgulhosa (em termos patrióticos) e realmente surpreendida.

Bom, para a semana já começam os preparativos de Natal e já só penso na minha visita a Portugal. Fico um pouco triste. Não por me ir embora, pois vou voltar daí a duas semanas, mas por sair sem ver esta época natalícia sem neve. O espírito geral entre colegas e alunos suecos é o mesmo - tristeza - Natal sem neve, não é Natal. Pois, eu vinda de Lisboa, já estou habituada e em tom de brincadeira até lhes digo que este Inverno em Eskilstuna, mais parece Inverno em Portugal. Assim que o avião levantar voo, quando sair da Suécia, a neve irá cair satisfeita. :)

2 comentários:

Anónimo disse...

vê lá se trazes a receita dos biscoitos de gengibre, que são uma delícia....

Anónimo disse...

a receita é para pôr em pratica =p ihih...
beijinhos**
ana*