quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Em St: Eskil Gymnasiet - parte 2

Depois deste último lamento drástico, falemos, então, dos alunos.

A escola é maioritariamente ocupada por alunos do sexo feminino. Conseguia-se ouvir o murmúrio habitual das meninas, sempre muito faladoras.
Apesar da escola não ter tantos programas vocacionais como Rekarne, conheci algumas alunas, futuras cabeleireiras com muito jeito para a conversa e com uma curiosidade enorme sobre a minha vida pessoal (tique normal das cabeleireiras...). Havia também futuras tratadoras de cavalos, e, como já tinha referido, futuros agentes de turismo. Conheci alunos de artes e música. Uma parte dos alunos tinham ar rebelde, marcando a diferença com penteados que fazem lembrar a era "punk" dos anos 70, com cabelo arrebitado, cor-de-rosa, ou com muitos piercings. É assim mesmo!

Também fui visitar uma turma IB. Essa turma é de alunos que vão fazer exames em inglês a nível mundial e que podem ser corrigidos em qualquer parte do mundo. Quem participa nesse programa, tem que ter um nível de inglês excelente, capaz de conseguir analisar textos, de desenvolver um senso crítico bastante profundo, relativamente a artigos actuais ou a obras literárias. Muitas das obras que estão a ler, fizeram-me recordar tempos idos das aulas com a "generala" ( para quem não sabe quem é, foi a minha professora de literatura americana.) : "Catcher in the Rye"; "The Great Gasby"...

Os alunos IB são, na sua grande maioria filhos de pais estrangeiros, apesar do programa ser aberto a todos os alunos, desde que o seu nível de inglês seja avançado. Também podem participar alunos estrangeiros que estudam. neste caso em ST: Eskil, por um ano.

Se for a comparar estes alunos com os de Rekarne, estes são mais curiosos e mais interessados. Assim foi a perspectiva que tive quando os conheci em várias turmas. Depois do grande sucesso com o concurso que fiz com eles sobre Portugal, eles colocaram-me muitas questões sobre o meu país, e sobre o modo de vida dos adolescentes. Perguntaram-me também sobre o que eu pensava da Suécia e do povo sueco.

Depois tive uma daquelas surpresas em encontrar em cada turma, caras conhecidas que só tinha visto uma vez. "I´m sorry"- disse-me um aluno "But I think that you are from my choir..." ; ou ainda uma rapariga loira, cuja cara também não me era estranha vira-se para mim e diz "Where have you been?? You haven´t appeared in the choir anymore" e eu de sorriso de culpada por tal "pecado" lá respondia: "pois, tive em Portugal nas férias do Natal, e depois fiquei doente...desculpa..." (a partir dessa altura tenho ido sempre aos ensaios...um adolescente não perdoa!" Encontrei, pois uma grande parte dos membros do coro mais novo.

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bem! ainda bem que te puxaram as orelhas para ires aos ensaios :D
Vá, não perder esta oportunidade de aprender a cantar em sueco (e de os ensinar a cantar em português, quem sabe).
Que tal as aulas de sueco?

Unknown disse...

Estou um pouco desiludida com as aulas... estou a aprender o que já sabia, mas o pior é ficar sem aula durante duas semanas, pois a professora vai à ìndia. E não tenho TPC!!! Buáa