quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Olha para mim!!

Na semana em que tive em St: Eskil, tive a oportunidade de conhecer algumas professoras bastante simpáticas: Elsa, a professora de Francês e com quem tive o prazer de assistir uma aula (mais para voltar a aprender do que ajudar) e Karen, uma professora dos States que vive em Eskilstuna há mais de 16 anos.

Numa conversa bastante animada com as duas, enquanto almoçávamos na cantina, tivémos a falar sobre comportamentos diversos entre suecos, portugueses e outras nacionalidades. Riram-se imenso com a minha história de ter visto um homem bem vestido, de fato e gravata a comer despreocupado uma banana no combóio. Em Portugal isso não acontece, pois somos demasiados vaidosos. Depois a Karen referiu o sentido prático dos americanos que num casamento em Itália, ao ver uma escadaria enorme para subir até a igreja, decidiram descalçar os seus belos sapatos de cerimónia e colocar uns ténis. Enquanto isso, as convidados italianss subiam as escadas com esforço de salto alto.

Depois tivémos a verificar diferenças em cumprimentos. Os suecos entre amigos abraçam-se e entre estranhos, mesmo fora de formalidades, apertam a mão como sinal de conhecimento.

O mais curiosos foi o comentário de Elsa quando diz que na Suécia é de muita má educação, cruzar-se com alguém desconhecido, sem olhar directamente para a sua cara.
Eu bem que achava um pouco estranha essa mania de estranhos olharem para mim directamente e isso, na minha desconfiança de Tuga, lá pensava que tinha algum objecto não identificado na cara. O que pequenos comportamentos podem levar a más interpretações!!

Apenas um olhar entre estranhos, no ponto de vista de um sueco, quer apenas dizer "Olá! Eu não te conheço mas estou aqui!" e somos mal educados se desviarmos o olhar e ignorarmos a presença do desconhecido. Um comportamento interessante, principalmente por parte de um povo considerado frio e distante.

Sem comentários: