quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Relatos do último fim-de-semana: Västerås, Surahammar


Este último fim-de-semana fui a um mini, mini encontro (éramos apenas 3) de assistentes de língua em Surahammar - localidade, no meio de nenhures, onde mora mais um assistente francês, Jan. Tive como animada companhia, o dono da casa, mais Svetlana, rapariga muito conversadora, que nasceu na Eslováquia, mas que veio para a Suécia também como representante da França. Quando digo que Surahammar fica no meio de nenhures é que fica mesmo no meio de nenhures. Tive que apanhar o combóio até Västerås, cidade que fica apenas a meia hora de distância de Eskilstuna. Até aí não houve problemas. Pior foi ter que esperar mais de 3 h pelo autocarro para ir então a nenhures. Afinal problemas de trasnportes, principalmente ao fim-de-semana, não é só em Portugal. Mas os meus colegas foram porreiros e decidiram fazer-me companhia em Västerås, onde decidimos fazer uma breve vistita à catedral, que era para ser em Eskilstuna, e andar pelas ruas da cidade.
A visita foi rápida, mas gostei muito dos vários edifícios, como o da Câmara e do parque com a particularidade de ter uma casa típica sueca, de madeira, bem no topo de uma árvore.

Os dois dias passados na "pousada" Surahammar foram bastante animados com tentativas gastronómicas que tiveram bons resultados : um bolo de chocolate em que tive a importante tarefa de copiar o texto da receita da Internet, em francês, para umas folhinas amarelas, que eram por sua vez coladas no armário para a receita ser seguida com precisão. Olhem bem para a técnica...






Domingo foi dia de caminhada na floresta de nenhures. A floresta estava repleta de neve branquinha e riachos congelados. Devo dizer que preciso de aperfeiçoar a técnica de andar na neve. escorregava várias vezes pelo caminho e espetei o pé bem no gelo fino que foi uma beleza. Felizmente tinha umas botas resistentes. Gostei da experiência de andar sobre o gelo do lago Mälaren (o mesmo que fica perto de Torshälla e Eskilstuna. Mas a caminhada de longas horas deixou-me mesmo de rastos.


Fui-me embora de Surahammar ao mesmo tempo que a "pousada" recebeu a visita de um outro assistente, vindo da Turquia - Mustafah. Logo na segunda-feira, recebi a visita de Mustafah e Svetlana à minha escola onde fiz de guia e mais tarde levei-os a visitar os pontos de interesse da cidade. Foram mais umas tantas horas de passeio a pé que me deixaram igualmente cansada para o resto da semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

que saudades que eu tenho de florestas adormecidas na neve... :(