terça-feira, março 27, 2007

Estocolmo - Museu Vasa

De manhãzinha acordámos bem dispostas e cheias de energia, com um dia cheio de sol a nos cumprimentar logo pela manhã. Belo dia para passear!
Fomos de combóio para Estocolmo e a nossa primeira visita foi ao museu Vasa, um dos museus mais célebres da cidade. Célebre pois dentro do museu encontramos o navio, mais bem preservado, após um acidente grave e o seu afogamento assim que foi inaugurado - isso em meados do século XVII. O navio de guerra, era como uma espécie de Titanic, pelo seu tamanho impressionante e pela suas belas decorações. E tal como o Titanic, acabou em tragédia, mesmo ao pé de Estocolmo.
Em 1961, lá descobriram o navio e conseguiram levá-lo à superfície. O trabalho de restauro levou anos e anos, naquele que foi considerada a montagem do maior puzzle do mundo. A inauguração do museu foi feita em 1990. Outra visita que levou mesmo a pena.
Para além do navio, o visitante é convidado a ver um filme documentário sobre a história do navio, desde a sua construção, ao seu restauro. Podemos encontrar, igualmente, algumas réplicas das estátuas que se encontram como ornamento do navio, e podemos visitar a réplica do porão. Mais interessante ainda foi ver as ossadas de algumas vítimas do naufrágio e a possível reconstituição das suas caras, e hipóteses que construíram em torno das suas vidas.

.
O museu visto por fora

Parte do navio (desculpem pela má qualidade de imagem)



Sem comentários: