sexta-feira, março 23, 2007

A visita da Liliana

Há mais de uma semana atrás, recebi a visita da Liliana, a tal outra tuga que me recebeu, e bem, na Finlândia.

Na lista do itenerário da semana, estiveram registadas as visita à minha escola, à cidade, e a St. Eskil ( a outra escola secundária que eu visitei. O sábado foi dedicado a Estocolmo. (Elimino apenas a informação sobre as escolas e deixo essa crónica à Liliana. eh eh)

Em Eskilstuna, visitei, pela primeira vez, o museu da cidade. Foi bem aproveitado, pois não pagámos um tostão para lá entrar (caso raro, hoje em dia, pois agora a grande maioria dos museus na Suécia são pagos). Tivémos em contacto com a verdadeira história de Eskilstuna, sobretudo, como cidade industrial e de muita imigração (desde finladeses a refugiados). Gostei de ver as máquinas antigas, movidas a vapor e as fotografias a preto e branco dos trabalhadores fabris, as bicicletas que outrora testavam o equilíbrio dos mais aventurosos...





Depois da visita, foram as voltas do costume pela cidade e a zona comercial, para comprar os ingredientes para um Cozido à Portuguesa, que fizémos (mais a Liliana do que eu) para a Sanna ( a professora finlandesa que esteve durante o mês a trabalhar na minha escola)
O Cozido esteve bom e foi o suficiente para dormirmos de barriguinhas cheias e satisfeitas.

Sem comentários: