segunda-feira, maio 14, 2007

Um fim-de-semana eurovisonado

Agora como ando com a carteira um pouco mais vazia, e como quem não tem dinheiro, não tem vícios, os planos para as minhas viagens já andam um pouco escassos. No próximo fim-de-semana vou mais uma vez a Estocolmo, para matar saudades, e talvez seja essa a minha última viagem à capital. Mas vai ser bem aproveitada. No fim-de-semana passado fui, mais uma vez, viistar o meu colega francês, Jan, a Surahammar. Também não tenho muito a relatar a não ser um passeio que fizémos a Vasterås, a uma mini-Scansen, onde vimos animais de quinta, mas, infelizmente, casas fechadas.

Este fim-de-semana estive também aborrecidamente ocupada e escrivinhar o relatório que terei que enviar à Agência Nacional. Se não o fizer, não receberei a última mensalidade para castigo. Ah pois é!

O grande momento da noite de sábado, foi acompanhar de perto o festival da Eurovisão da canção na companhia de três colegas suecas e o meu colega francês. Ora bem, eu e Jan estávamos na desportiva prontos para gozar com o festival, mas reparámos que elas levam a coisa a sério. Por isso, teve o seu interesse cultural. Como já tinha dito quando houve a selecção da canção sueca, o país literalmente parou. O mesmo aconteceu na noite de sábado. O país parou. As minhas colegas vibravam. Eu e Jan gozavam, mas moderadamente para não haver problemas e discussões a sério. "Não gostam da música turca? Como não?"... tive aquele gosto interior de ver a Ucrânia ganhar, tal como no ano passado, quando os Lordi ganharam. Seria o fim da picada!

Mas pronto...este espectáculo foi mais uma prova de que a Eurovisão é um excelente espectáculo de entretenimento, onde os países vizinhos gostam de se votar uns aos outros, apenas por serem vizinho e não pela qualidade musical.

Apesar de haver muitas más canções (Ucrânia de rir!, Bulgária um misto de batuques e gritaria) este festival ainda foi bastante variado em termos de estilos musicais. Infeizmente, ganhou aquela canção que soava mesmo a Eurovisão.

A minha favorita foi a da Alemanha. Não percebi uma única palavra, mas gostei do estilo jazz, Frank Sinatra... :)

Agora bolas! Eu aqui a falar que os suecos levam isto a sério e eu aqui a escrever uma crítica sobre o festival! Já estou como eles! Qualquer dia digo que o meu prato favorito são almôndegas com puré de batata! :D

1 comentário:

Anónimo disse...

já me tinha constado que o festival da canção era algo muito sério por essas latitudes.... eu realmente deixei de o ver e de me interessar já há muitos anos.
ah, e bgom relatório. espero que tenhas muitos bons exemplos a apontar, por ser que queiram implementar alguma coisa dessas fantásticas escolas suecas.