terça-feira, junho 05, 2007

Estocolmo - última vez

A minha última visita a Estocolmo, foi desta vez feita há três semanas atrás, com a simpática companhia das minhas colegas professoras Sahra, Lovisa e o meu colega assistente de França, Jan. Ou seja, a rapaziada do costume.

Depois de várias indecisões sobre o nosso destino, resolvemos ir a um local que ninguém tinha ido, antes: a Drottningohlm - o palácio, residência de férias da família real e património da Unesco. É um edifício belíssimo, de estilo barroco, dos finais do século XVI. Uma espécie de mini- Versailles, com um jardim fabuloso e num local belíssimo, nas margens do lago Mälaren. Para lá ir, ou vai-se de barco, ou, então, e a opção de qualquer turista pobre, vai-se de metro e autocarro. Devo dizer, que o sistema de transportes e compra de bilhetes é um pouco complexo, principalmente, o sistema de metro - está sempre a mudar. Lembro-me que a primeira vez que fui visitar a cidade, os bilhetes eram comprados, no local em que eram revistos. Agora, temos que nos dirigir a uma loja para fazê-lo. Somos sempre apanhados de surpresa com mudanças no sistema. Pior que em Portugal! Acreditam?

Pois bem, tivémos mesmo muita sorte com o tempo, cheio de sol e primaveril. Mal chegámos vimos a guarda real a mover-se de local. Depois de muitas fotos tiradas, fomos conhecer o jardim, por fora, o pavilhão chinês, e depois, o palácio. Só parte do edifício está aberto ao público. A decoração é típica da época, muito bonita. O nosso último local de visita foi à sala dos reis em que encontrámos retratos grandes de todos os reis da Europa nos meados do século XIX. Lá estava o nosso jovem D. Pedro V.

Como não deu para tirar fotos do seu interior, coloco aqui algumas do jardim e palácio. :)









Para mais informações sobre o palácio real de Drottningholm:

http://www.royalcourt.se/theroyalpalaces/drottningholmpalace.4.19fe5e61065eb9aeea80002743.html

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é possível acordar às 7:14 a.m.? Eu ficaria letárgica o resto do dia... Realmente, todos os reis tiveram a febre das construções colossais. Nós temos o nosso Convento de Mafra... Muito «gira» a «casinha» de férias da realeza... parecida com a minha.

Unknown disse...

ein? deve haver algum problema com as horas. Nunca escreveria assim tão cedo! lol