segunda-feira, junho 11, 2007

Studenten

No sábado passado aconteceu um dos grandes momentos do ano para os suecos, principalmente para aqueles que terminaram a escola. Os finalistas de todas as escolas de Eskilstuna festejaram a passagem para um novo ciclo nas suas vidas. Enquanto que em Portugal damos mais importância aos festejos do final dos estudantes universitários por cá, considera-se que a mudança nas suas vidas é nesta altura. E, de facto, faz mais sentido.

Pois bem, tudo começou bem cedo na escola. Às 7h30 da manhã já os alunos andavam com a sua fatiota a rigor a fazer pose para as fotografias. A farda consiste para as raparigas um vestido branco e para os rapazes fato e gravata a rigor. Ambos levavam um chapéu branco, com os seus nomes bordados. Utilizam os chapéus para serem assinados pelos seus amigos e professores.
Cheguei por volta das 8h30 e tudo andava na azáfama. Depois da sessão de fotografia, os alunos dirigiram-se ao ginásio (eles eram tantos que não cabiam na assembleia) para assisitir ao primeiro espectáculo oferecido pelos alunos do segundo ano. Estes fizeram uma espécie de entrega de Oscares em que ofereceram prémios aos alunos. Fizeram também uma rábola, muito engraçada a emitar os professores, e os alunos dos vários programas.
Depois de um intervalo em que os alunos se dirigiram aos vários programas para recererem os seus certificados, foi a vez dos professores darem o espectáculo. Primeiro um grupo de professoras apareceram a fazer uma dança de hip-hop, depois um strip-tease e depois, cantorias suecas sem deixar de cantar o "Worrying Kind" dos Arc e o tema dos Lordi. Ai a Eurovisão!!

Fiquei bastante impressionada com o investimento que a escola fez em montar um palco e todo um sistema de som profissional. As cantoras não eram bem profissionais, mas deram um bom espectáculo aos alunos. Melhor foi mesmo um grupo de professores vestidos a rigor para um bailarico estilo can-can. De morrer a rir! Estavam mesmo sexy!
Por fim, foi a despedida. Recebi um grande abraço de um dos alunos de Português - o meu 50 por cento do segundo nível que foi finalista este ano. É certamente um momento de grande emoção para todos estes alunos.

Quando saíram da escola, os familliares esperavam-nos com fotos coloridas dos seus filhos quando eram pequeninos, em estendartes. Pareciam mais anúncios que poderiam dizer - Filho procura-se. Perdeu-se no meio da confusão. Orgulhosos levantaram os estandartes a dizer adeus aos filhos que se digiram a eles com muita emoção. Foram enfeitados com peluches e fitas cloridas à volta do pescoço e, em seguida, dirigiram-se para os carros alegóricos (verdadeiros camiões) em direcção à cidade para circular durante horas pela mesma estrada e festejar com todas as pessoas. A cidade não ficou indiferente e todos, novos e velhos, davam os parabéns aos alunos finalistas.
Faz parte também da tradição os próprios familiares levarem os filhos num atrelado, com enfeites e formas bem imaginativas. Curioso, foi ver nesta altura do ano, tantos carros dos anos 50. Há um grande revivalismo por essa época nesta zona do país.
Os alunos da escola Rekarne foram os primeiros a sair, seguiram-se os alunos das outras duas escolas secundárias, uma às 14h e outra às 16h. Tudo isto para evitar muita confusão.

Tirei imensas fotos. Aqui ficam elas para mais tarde recordar...

Sem comentários: