quarta-feira, novembro 15, 2006

Heróis do mar, Nobre povo...

E, foi ontem, que com orgulho lusitano apresentei o que o nosso país tem de melhor em meia hora... foi pouco tempo, mas deu para abrilhantar um bocado o que Portugal tem de bom. Primeiro apresentei umas imagens das paisagens e monumentos mais enigmáticos de Portugal, reafirmando que o país apesar de ser pequeno, tem uma grande variedade paisagística - sim, temos neve e o país não é só Algarve, mas as montanhas no norte e beiras, o vale do Douro, património da Humanidade, as planícies vastas do Alentejo, a Lisboa das sete colinas, a Sintra romântica, o Porto e o "binho"...

Depois apresentei alguns símbolos de Portugal relacionados com a nossa história e a nossa cultura - a mais popular como a gastronomia - o vinho do Porto e o bacalhau; o galo de Barcelos, os Descobrimentos - a criação do mito de Sebastianismo - aquele esperar eterno por algo, que caracteriza tanto o sentimento da Saudade - e com a Saudade, temos o fado e foi a deixa para escutarem um pouco "os verdes anos" de Carlos Paredes.

A seguir, falei um pouco sobre Literatura. Escolhi apenas Camões e Os Lusíadas, José Saramago, vencedor do prémio Nobel da Literatura, recebido em Estocolmo, António Lobo Antunes e por fim, Fernando Pessoa. Ufa, acabou. Eu sei, faltava muitas mais coisas para dizer, mas o que interessa é que eles gostaram e ficaram a saber mais alguma coisa sobre o nosso país. Claro que no fim de ter mostrado fado e saudade afirmei que os portugueses não são assim tão tristes...temos uma triste vida, é verdade, mas sempre com um sorriso. :)

7 comentários:

Anónimo disse...

Bravo! Parece que correu tudo muito bem! E com certeza iremos nos próximos tempos assistir a um estranho fenómeno de marcação de férias em massa de professores de uma pequena cidade sueca, tudo devido aos esforços da zabelita!

Unknown disse...

eh eh Pelo menos já andam com muita vontade de ir para Portugal!

math_hild'spost disse...

ENTÃO E DE MIM? NÃO FALASTE DE MIM!

Unknown disse...

Tildaaa!! pensei em ti e em todos os meus amigos e familiares quando falei de SAUDADE!! ;)

Anónimo disse...

Bela apresentação! Concordo com todas as referências que deste. Devias ir reclamar uma comissão ao Instituto Português de Turismo!
Continue tudo a correr bem por aí!

Anónimo disse...

ana? ana fonseca? miúda, quando apareces? montemor é já aqui ao lado!

Unknown disse...

A grande maioria das minhas amigas chamam-se Ana... pode se tornar um pouco confuso... qual das Anas és tu?