quinta-feira, janeiro 18, 2007

Conquistar o público

Ontem fui a uma conferência em Eskilstuna, sobre programas comunitários nas escolas, ao qual tive que participar. Uma participação de manhã e outra de tarde. Sim, euzinha a falar em público à frente de um grupo de 60 pessoas- primeiro reitores de várias escolas e, depois, professores também de várias escolas. O que vale é que falei por apenas 5m. É o efeito de nervosismo perante uma audiência que olha para mim. Começo a falar a uma velocidade vertiginosa para passar depressa e deixar de ser o centro das atenções.

Mas já começo a conhecer o truque para combater este nervosismo e gaguez atrapalhada. Simplesmente olhar para caras sorridentes para sentir-me mais confiante e dizer de vez em quando umas piadas. E riram-se! Acho que teria sucesso como comediante de "stand up" ou coisa assim parecida. Vou institucionalizar um "Levanta-te e ri" na Suécia.

Acontece que, tirando as piadas, o objectivo do meu curto discurso improvisado, foi falar um pouco sobre a minha experiência enquanto assistente de língua. Como tive conhecimento, qual foi o meu interesse em participar, como é o meu trabalho.

Resultado disto tudo. Fui convidada, mais a minha orientadora, a participar numa outra conferência em Estocolmo perante uma audiência de 700 pessoas com um apresentador de TV famoso incluído na apresentação. Ora Toma! :=O

Sem comentários: