quinta-feira, janeiro 11, 2007

E pronto cheguei

É um pouco estranho, mas cheguei. Tenho aquela sensação de que Suécia e Portugal quase que são a mesma coisa, tirando o facto de um ser um país mais civilizado que outro. Digo isto apenas porque o tempo para mim tem sido tão rápido que quase não consigo estranhar a distância que separa estes dois países. Quando cheguei a casa no meu país, olhei à minha volta e tudo parecia na mesma. Os meus pais rabugentos, na mesma, a minha gata, na mesma com os seus ataques felinos ora de boa ou ora de má disposição, os meus vizinhos, idem, idem, aspas, aspas. Nada mudou. "Ora cá estou! Até parece que fui passar um fim-de-semana à Suécia e já estou de volta!" E terminadas as férias cá estou eu, novamente, para entrar na rotina diária da escola. Mas é que o facto de ter mudado de Lisboa para Eskilstuna ou de Eskilstuna para Lisboa, não alterou nada na minha vida. É como se eu fosse de uma santa terrinha algures perdida em Trás-Os-Montes e passasse por lá o Natal e voltasse de novo a Lisboa.Talvez seja o facto das novas tecnologias fazerem em mim menos saudosa. Com a Internet e o telefone, posso sempre matar as saudades dos meus amigos e da minha família. Por isso mesmo nem sequer senti a fase árdua de período de adaptação a um novo país e a uma nova língua. Quanto à última, tem sido uma desgraça. A pior procura do que um coro por estas terras. Não consigo encontrar um curso. Estou numa lista interminável à espera que me dêem uma vaga. Tudo isto porque não sou considerada imigrante por estas bandas. Enfim... sou péssima para conseguir estudar sózinha e os livros que tenho são do tempo em que eu ainda usava fraldas, com uma linguagem já muito antiquada...Sem um curso de outra forma não consigo aprender a língua.Mas pronto, cá estou então para relatar o possível desta minha estada.

1 comentário:

Anónimo disse...

bem ida de volta! Já cá tinha passado várias vezes a ver se havia novidades....
pois é, a distância é cada vez mais curta. e afinal só foste até à escandinávia. são europeus, cristãos, ocidentais. por muitos tiques diferentes dos nossos que tenham, temos imensas referências culturais em comum. mudar de hemisfério, isso sim, deve ser um choque cultural. aproveita o melhor dos dois mundos! aposto que o tempo vai passar, novamente, a correr!