quinta-feira, março 08, 2007

Heureka e Temppeliaukio

E pronto, chegou o quarto e último dia da minha estada em Helsínquia. Acordámos um pouco cedo, pois tínhamos que aproveitar o tempo que restava para as últimas visitas. O primeiro destino foi ao museu da ciência que se chama "Heureka". Neste museu, cabe ao visitante o papel de descobrir e experimentar. Um regalo para qualquer criança, poder carregar em botões e são ainda mais espertalhões para ver como as coisas funcionam. Encontrámos vários jogos interessantes que ajudam a desenvolver a lógica e a capacidade de comunicação com os outros. Mas o que predomina a mensagem de que as novas invenções que hoje temos, devem-se à Natureza e ao modo como esta funciona.

O que gostei mais, para além dos jogos que nos deram algumas ideias boas para as aulas de Português, foi o globo terrestre em que podíamos ouvir toda a música do mundo - de Portugal ouviam-se as senhoras da Beira Baixa com os seus adufes. :)


Depois de duas horas a experimentar coisas novas, fomos directamente a Helsínquia para ver a famosa igreja - Temppeliaukio. E famosa porquê? Porque foi construída numa rocha. As paredes são a própria rocha e o tecto é feito em vidro e metal (talvez cobre?) Penso que foi uma das igrejas mais bonitas que vi na minha vida, por ser diferente e simples. É igualmente um excelente local para concertos, pela sua boa acústica. MEC, buga cantar nesta igreja? :)






E, pronto. Assim terminou a minha curta estadia em Helsínquia. Antes passei pelo mercado simpático que vale a pena visitar e que também dá para encher o olho com as guloseimas que por lá se encontra. Era para comprar uns chocolates, mas infelizmente estava fechado. :( Fiquei a sonhar com eles...

E lá fui eu, mais uma vez de navio de regresso a casa. :)

Sem comentários: