quinta-feira, março 08, 2007

Porvoo

Terceiro dia: Visita à cidade de Porvoo - a segunda mais antiga da Finlândia. Um local bem catita, com antigas casas de madeira e uma igreja, infelizmente destruída pelo fogo, em fase de restauro. Tudo isto porque a meio de um casório umas pessoas decidiram deitar foguetes, dentro da própria igreja. :S
As ruas são muito campestres e em todo o lado, há a referência de um pintor, de seu nome Albert Edelfelt, que retratou essas mesmas ruas há mais de 100 anos. Então encontrámos alguns dessas pinturas, mesmo nas ruas que ele retratou.
Eis a pintura:



Eis a rua



O que tinha de interessante em Porvoo era a quantidade de casas e casinhas que eram na sua grande maioria lojas, sobretudo de artesanato. Uma tentação para as nossas bolsas: ai aquele anel! Ai aquele casaco! Ai aqueles brincos! - o que vale, a minha carteira já estava com o recheio muito escasso e só deu para comprar umas souvenirs típicas, para colocar no frigorífico. A minha companheira não resistiu e comprou umas luvas, fofinhas, sem dedos para as noites de trabalho a teclar durante o Inverno Português. Bem pensado. Pois as nossas casas não são quentinhas as finlandesas ou suecas.

Mais fotos de Porvoo, para mais tarde recordar...



Sem comentários: